April 28, 2006

Gabriel Bueno, the brazilian journalist that interviewed with Sazegara was published (27/4), newspaper, O Estado de São Paulo

ENTREVISTA

Mohsen Sazegara, político do Irã e professor-visitante em Yale

Ativista que saiu do Irã após duas prisões e luta por mais democratização do país avisa que quem manda é Khamenei

Gabriel Bueno

Mohsen Sazegara é um dos mais importantes dissidentes políticos do Irã. Já foi vice-chanceler do país e vice-ministro da Indústria Pesada, na década de 80. Sazegara passou a questionar o regime em 1989. Foi preso duas vezes. Vive hoje nos EUA e é professor-visitante na faculdade de Direito de Yale. Ele falou ao Estado por telefone, de New Haven.

O Irã quer armas nucleares?

Os esforços para enriquecer urânio trazem dúvidas. Especialmente a facção por trás de Mahmud Ahmadinejad - os fascistas do Islã - que acredita em uma política de confronto com o Ocidente. Esse governo mostra que, se puder produzir bombas nucleares, fará isso.

O Irã deixará o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP)?

O regime ameaça abandonar o tratado, se houver sanções. Eles não permitem inspetores em todos os lugares e em algumas instalações romperam os lacres, que são uma forma de controle da AIEA, o que já é um desrespeito ao TNP.

Quem apóia Ahmadinejad?

Ele diz que teve 17 milhões de votos, dos 48 milhões de eleitores. São grupos tradicionais, milícias, partes da Guarda Revolucionária e 1 milhão ou 2milhões acreditam nele. Mas temos uma classe média, grupos modernos e bem educados que não o apóiam e não votaram, para deslegitimar o regime.

O real líder é Ali Khamenei?

Sim, ele é o líder espiritual (o poder supremo). Pela Constituição, ele pode manipular as eleições, pois os candidatos passam pela sua aprovação.

Se Khamenei é o verdadeiro líder, qual o papel de Ahmadinejad?

O poder está nasmãos do líder espiritual. Khamenei controla o Judiciário e toda nova lei deve ser aprovada pelo Conselho de Guardiães (corpo de juristas e clérigos). O líder desse conselho (Khamenei) controla não apenas o Parlamento, mas todo o governo. Ele tem todo o poder nas mãos.

Os EUA podem invadir o Irã?

Sim, é possível. Creio que a situação está no limite. Os EUA dizem que se o país realmente quer produzir armas nucleares, haverá ataques aéreos.

O Irã não pode produzir energia nuclear para fins pacíficos?

Isso é ridículo. Temos a maior reserva de gás e a segunda maior de petróleo do mundo. Temos montanhas e vários rios e podemos produzir energia hidrelétrica. Por que ir atrás da energia nuclear?

O sr. ainda quer ser presidente?

Fui condenado em setembro a 6 anos de prisão no Irã. Mas quero, como ativista, mobilizar o povo para mudar o regime. Se tivéssemos uma eleição de verdade, eu concorreria. ●

CONFIDENCIALIDADE DO CORREIO ELETRÔNICO
Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Caso você tenha recebido este e-mail por engano, não utilize, copie ou divulgue as informações nele contidas. E, por favor, avise imediatamente o remetente, respondendo ao e-mail, e em seguida apague-o.

DISCLAIMER
This message, including its attachments, may contain confidential and/or privileged information. If you received this email by mistake, do not use, copy or disseminate any information herein contained. Please notify us immediately by replying to the sender and then delete it.